O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (SBGO), registrou um total de 25.518 movimentos nos primeiros seis meses de 2024, com um incremento de cerca de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Foram contabilizados 11.420 decolagens, 11.459 pousos, 1.121 cruzamentos e 1.518 TGL (Toque e Arremetida) – números que destacam a intensa atividade operacional do aeroporto, que desempenha um papel fundamental na aviação nacional.

Foto divulgação

Para discutir a segurança e a eficiência dessas operações, a Dependência da NAV Brasil em Goiânia (DNGO) organizou, nos dias 06 e 07 de agosto de 2024, o evento “Tráfego Aéreo em Foco”.

Inserido no Programa de Prevenção da Segurança Operacional (PPSO), cujo foco, naturalmente, é a incremento da segurança operacional, o encontro reuniu a comunidade aeronáutica local, buscando fortalecer a interação entre a NAV Brasil e os diversos atores envolvidos nas operações aéreas na região.

Durante o evento, foram realizadas apresentações que abordaram os Serviços de Navegação Aérea prestados pela NAV Brasil e sua importância para garantir a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em Goiânia. Além disso, foram discutidos conceitos de segurança operacional, particularidades do tráfego local e alertas importantes para a operação segura na área.

Foto divulgação

O evento contou com a participação de colaboradores da NAV Brasil, pilotos, escolas de aviação e empresas de táxi aéreo que operam no aeroporto, além de representantes do DTCEA Anápolis (APP-AN), que compartilharam informações sobre a operação do Controle de Aproximação, assim como de profissionais da CCR Aeroportos, que apresentaram a perspectiva da gestão aeroportuária.

O “Tráfego Aéreo em Foco” foi uma importante ação doutrinária que criou um ambiente propício para a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e o fortalecimento das relações entre os participantes. A iniciativa permitiu uma compreensão mais profunda das operações locais e a identificação de oportunidades para melhorias.

Pular para o conteúdo