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Impulsionada pela chegada de 45 novos empregados, a NAV Brasil inaugura um novo e moderno espaço localizado no Complexo Aeronáutico do Santos Dumont. O lugar foi projetado para proporcionar melhores condições de trabalho às equipes, reforçando o compromisso da empresa com o bem-estar de seus empregados e a melhoria da eficiência em suas atividades administrativas.
Com uma área de 133 m², o novo ambiente tem capacidade para abrigar mais de 50 empregados e oferece amplo espaço, dotado de moderno e confortável mobiliário, além de contar com conforto térmico e acústico. Um bebedouro adaptado para acessibilidade também foi instalado no local e servirá de modelo para futuras compras, caso aprovado pelas equipes de trabalho. Com a instalação de wi-fi de alta qualidade e outras melhorias em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o espaço foi pensado para uma melhor distribuição e estruturação dos postos de trabalho.
A Assessoria de Comunicação Social (ACS) conversou com o Sr. Jefferson Martins, gerente responsável pelo novo escritório, para entender como essa mudança impactará a rotina dos colaboradores e como contribuirá para um melhor resultado das atividades da NAV Brasil.
Entrevista com Jefferson Luís Ferreira Martins – Gerente de Serviços Administrativos da NAV Brasil
ACS – Qual o principal propósito da criação desse espaço?
Jefferson – Permitir a absorção dos empregados recentemente contratados.
ACS – Quais áreas e coordenadorias da NAV Brasil estarão alocadas nesse novo escritório?
Jefferson – Atualmente, mais de 50% do novo escritório está ocupado pela a Gerência de Serviços Administrativos (DASA) e quatro de suas cinco coordenadorias (Compras Centralizadas, Patrimônio, Infraestrutura e Facilidades, e Suporte Administrativo). A Coordenadoria de Gestão Documental permaneceu na Administração Central, pois a operação do protocolo é mais eficiente estando no prédio principal. Além destas áreas, as Coordenadorias de Compras, Planejamento de Contratações e Licitações, da Gerência de Compras e Contratos (DACC) também estão no novo espaço, desempenhando um papel fundamental para garantir o fluxo eficaz dos processos administrativos da empresa.
ACS – Quais as expectativas para melhorar o trabalho das áreas que ocupam essa nova localização?
Jefferson – Disponibilizando um ambiente estruturado e um escritório moderno, tecnológico e com o devido nível de conforto, entendemos que estaremos contribuindo para a melhoria do desempenho dos empregados e, consequentemente, da Administração Central, em todas as áreas de sua atuação.
ACS – Quantos funcionários estão atuando nesse novo escritório? Como foi definida essa alocação desses empregados?
Jefferson – Atualmente, contamos com 31 empregados nesse escritório e esta distribuição se baseia em uma análise estratégica, considerando a interação dos processos administrativos.
ACS – Como são as instalações do novo escritório em termos de espaço, infraestrutura e facilidade oferecidas aos funcionários? Existem áreas de convivência ou recursos tecnológicos que otimizem o trabalho?
Jefferson – A empresa otimizou o espaço alocado, acomodando 51 posições de trabalho em uma área total de 133 m², dotada de conforto térmico e acústico e computadores modernos, que fazem uso de wi-fi, portanto, sem cabos para a conexão à rede. Em breve, será instalado um sistema de telefonia via software nos computadores, com grande economia em relação à telefonia fixa. Uma pequena copa já está disponível e equipada para apoio às refeições, e o local possui de um bebedouro acessível, com sensor para enchimento de copos e garrafas sem necessidade de contato físico. Além disso, há um salão espaçoso para convívio, adaptado para cadeirantes.
ACS – Houve necessidade de investimento no novo espaço? Obras?
Jefferson – O custo foi muito baixo. Fizemos diversas adaptações, mas nenhuma grande obra. Este é um diferencial. As adaptações foram implementadas pelo uso de drywall, foi feita uma revisão dos equipamentos de climatização, uma adequação no sistema elétrico do espaço, a adaptação para TI, que não utiliza cabeamento de rede, e instalamos uma rede wi-fi estável e veloz.
ACS – Quais os pontos positivos de ocupar essa nova área?
Jefferson – Trata-se de um espaço amplo, adequado e, como já dito, muito confortável, situado muito próximo ao edifício da Administração Central, que conseguimos, com baixo custo e em curto espaço de tempo (menos de 3 meses), operacionalizar para acolher os novos empregados. Além disso, estamos também no interior do Complexo Santos Dumont, que é dotado de total segurança.
ACS – Como está sendo esta nova dinâmica de trabalho, no que tange à interação com o prédio da Administração Central?
Jefferson – Eu vejo não identifico qualquer impacto na interação com os setores que permanecem no prédio da Administração Central, pois, além do intenso uso da rede de TI nas interações, estamos muito próximos daquele prédio (300m de distância). Já no que concerne ao trabalho das equipes aqui instaladas, temos um ambiente totalmente integrado, pois as áreas já trabalhavam de forma vinculada pelas atividades que executam.
ACS – Há planos de expansão?
Jefferson – Sim, existe tal possibilidade, pois há espaço para receber mais setores, com conforto e toda a infraestrutura necessária.
“Com um investimento de baixíssimo custo, é importante frisar que essa expansão envolveu a participação de diversas áreas da empresa, que abraçaram a causa com total dedicação. Destaco aqui: a Gerência de Manutenção de Infraestrutura, Gerência de TIC, Gerência de Compras e Contratos e todos que foram incansáveis em apoiar, para que esse projeto fosse executado no menor prazo possível.“
Jefferson Martins
Gerente de Serviços Administrativos da NAV Brasil
Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: Lúcio Robalinho
Revisão: Henry Wender