A NAV Brasil apresentou, na última segunda-feira (03/04), a Torre de Controle modernizada do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP). As obras de revitalização duraram cerca de 10 meses e exigiram a implementação de uma Torre de Controle provisória, que replicou todas as posições operacionais e equipamentos existentes na Torre principal, de forma a garantir adequadas condições de trabalho para os controladores e, consequentemente, o fluxo e a segurança das operações no aeródromo, enquanto se executava a obra na torre principal.

Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno ressalta a importância dessa modernização para a qualidade dos serviços de navegação aérea.
Foto divulgação

O complexo processo de transferência das operações para uma torre provisória, além de permitir a continuidade da atividade durante a realização da obra e uma maior velocidade de execução, tendo em vista as suas excelentes características, propiciou o inovador estabelecimento de uma Torre de Controle de Contingência no Aeroporto de Guarulhos, pois, mantida operacional, permitirá a alternância de
controle, sempre que necessária, garantindo a excelência e a eficiência na Prestação dos Serviços de Navegação Aérea

Comandante da Aeronáutica, Diretor do DECEA, Presidente da NAV Brasil e Diretor de Operações da GRU Airport decerram a placa alusiva ao evento.
Foto divulgação

O complexo processo de transferência das operações para uma torre provisória, além de permitir a continuidade da atividade durante a realização da obra e uma maior velocidade de execução, tendo em vista as suas excelentes características, propiciou o inovador estabelecimento de uma Torre de Controle de Contingência no Aeroporto de Guarulhos, pois, mantida operacional, permitirá a alternância de controle, sempre que necessária, garantindo a excelência e a eficiência na Prestação dos Serviços de Navegação Aérea.

Consoles totalmente modernizados
Foto divulgação

A reforma da Torre principal incluiu a instalação de um novo piso elevado, novo cabeamento de TI, o aperfeiçoamento da infraestrutura elétrica e hidráulica e a instalação de novo sistema de ar condicionado, passando a conta com inovações, dentre as quais destacam-se o sistema operacional ACAMS, que condensa, em apenas uma tela, todos os sistemas operacionais necessários à operação da Torre de Controle, como informações Meteorológicas, controle sobre a operação do Instrument Landing System (ILS) e das luzes de balizamento das pistas, controle de segurança para acesso à torre, de operação das cortinas e do novo sistema de iluminação do ambiente. A nova cabine passou a dispor, também, de duas posições operacionais adicionais — “Torre 2” e “Solo 2” —, estando, assim, preparada para atender ao crescimento da demanda no Aeroporto.

Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, prestigia a inauguração da torre modernizada.


A modernização da Torre de Guarulhos é fruto do investimento do Comando da Aeronáutica, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a NAV Brasil, e com o fundamental apoio da GRU Airport. Um projeto que faz parte do programa SIRIUS, gerenciado pelo DECEA, visando à contínua modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para atender ao crescimento do tráfego aéreo e às evoluções tecnológicas do setor. Um projeto em que a profissional conjugação de esforços produziu um resultado excelência, desenvolvido em curto espaço de tempo, e sem comprometer a segurança e a eficiência dos Serviços de Navegação Aérea providos à sociedade.

Merece especial reconhecimento, neste bem sucedido projeto, o efetivo de nossa DNB em SBGR, que, apesar das dificuldades impostas, conseguiu preservar os elevados padrões de qualidade e segurança na prestação dos serviços, em clara demonstração de profissionalismo e comprometimento com a missão da NAV Brasil. — Parabéns a todos!

Gerente da DNB em Guarulhos, Marilisa Mira, apresentando para as autoridades as instalações da torre reformadas.
Foto divulgação

Pular para o conteúdo