Na semana em que se comemora o Dia do Meteorologista, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) entrevista Flávio Neves Campos, empregado da NAV Brasil que soma 35 anos de experiência na meteorologia aeronáutica, uma área crucial para a segurança da atividade aeronáutica.

Nascido no Rio de Janeiro, Flávio começou sua carreira em 1989 como Observador Meteorológico no Aeroporto de Macaé/RJ e passou por importantes órgãos, como o Centro Meteorológico de Aeródromo Classe 1 (CMA-1), no Galeão. Atualmente, integra a equipe da Estação Meteorológica de Superfície do Rio de Janeiro (EMS-RJ), no aeroporto Santos Dumont. Formado como Técnico em Meteorologia pelo CEFET/RJ. Flávio também realizou cursos complementares em Meteorologia Aeronáutica, essenciais para a sua atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Ao relembrar sua jornada, ele destaca a importância dos colegas, muitos dos quais se tornaram verdadeiros amigos e até parte de sua família — como diz, um “presente de grande valor”.

ACS – Como é a atuação do Profissional de Meteorologia na NAV BRASIL?

Flávio – O Profissional de Meteorologia na NAV Brasil pode atuar em três frentes: nas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), como é o meu caso, onde somos responsáveis pelos Informes Meteorológicos Regulares (METAR) e Especiais (SPECI); nas Estações Meteorológicas de Altitude (EMA), responsáveis pelas radio sondagens, como na DNVT (Vitória); ou no Centro Meteorológico de Aeródromo Classe 1 (CMA-1), como na DNGR (Guarulhos) e DNGL (Galeão), onde auxiliamos os Meteorologistas Previsores na confecção das Previsões de Aeródromo (TAF). Cada uma dessas funções exige qualificações específicas para as atividades de cada Órgão Operacional.

ACS– Como é o trabalho do Profissional de Meteorologia do aeroporto Santos Dumont?

Flávio – Aqui, o profissional trabalha em regime de escala de revezamento, com operação 24 horas. Realizamos observações meteorológicas na superfície para fins aeronáuticos e sinóticos, registramos esses dados para fins climatológicos e confeccionamos os informes METAR e SYNOP. O METAR é emitido a cada 60 minutos e o SYNOP a cada 3 horas. Produzimos, ainda, o SPECI, que é um informe não programado, confeccionado em caso de mudança nas condições meteorológicas. Esses informes são inseridos no sistema através do SISTEMA OPMET e ficam disponíveis na REDEMET. Além disso, fornecemos informações meteorológicas para a Torre de Controle (TWR) do Aeroporto Santos Dumont, fundamentais para as operações aéreas no aeródromo.

ACS -Qual a importância do Profissional de Meteorologia no SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro)?

Flávio – Como Profissional de Meteorologia em atividade e lembrando de todo o percurso já percorrido, é notório frisar que a informação meteorológica é vital para a segurança das operações aéreas. Nossas informações irão possibilitar o conforto dos tripulantes e passageiros, promover a definição de rotas mais rápidas e econômicas para os voos regulares, otimizar o uso do espaço aéreo e, principalmente, ajudar no planejamento seguro das operações de pouso e decolagem nos aeroportos. Fazer parte desse elo do Sistema, sabendo da importância do nosso trabalho, me traz grande satisfação. Quero finalizar lembrando que, nos dias de hoje, a meteorologia está presente na vida de todos e de forma cotidiana. Como tudo na atualidade, as previsões estão, muitas vezes, na palma de nossas mãos, e percebemos uma grande evolução nos acertos. Isso gera mais confiança em nosso trabalho no geral. Sou um apaixonado pelo trabalho que faço e sinto muita felicidade e prazer em prestar este serviço.


“Não posso deixar de destacar o apoio e a dedicação de toda a equipe da DNB em SBRJ. Não apenas dos Profissionais de Meteorologia, mas de todos que colaboram para o trabalho contínuo e essencial que realizamos juntos.”


Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: Luciano Jatobá
Editor-Chefe: Henry Wender

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