A partir do dia 1º de novembro, controladores de tráfego aéreo da Torre de Controle do aeroporto de Guarulhos-SP (SBGR) poderão otimizar as decolagens daquela localidade por meio de um novo procedimento denominado “Decolagens Paralelas Dependentes”, uma inovação operacional que permitirá a partida de um maior número de voos em um menor intervalo de tempo e que representará um novo marco de eficiência para o aeroporto.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Agile, criado pelo DECEA em 2017, que visa aumentar a eficiência e a segurança nas operações aéreas, desde a redução do tempo de táxi até a otimização do fluxo de pousos e decolagens. Outros ganhos imediatos dessa iniciativa são: diminuição no consumo de combustível das aeronaves, melhoria no gerenciamento do tráfego aéreo, economia de tempo para todos os envolvidos, bem como a significativa redução da emissão de CO² na atmosfera.

O coordenador do Projeto Agile no aeroporto de Guarulhos, o Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, explica que, “devido à separação entre os eixos das pistas [no aeroporto de Guarulhos] ser inferior a 760 m, não se pode aplicar os critérios já previstos em regulamentação nacional para Decolagens Paralelas Independentes, operação que ocorre no Aeroporto de Brasília.”

“Estamos confiantes de que essa conquista trará benefícios diretos para os usuários, proporcionando maior agilidade nas operações e reforçando a segurança operacional, que é sempre a nossa prioridade”, destaca Aderlei Nunes de Lima, Gerente da Dependência da NAV Brasil em Guarulhos. 

Para implantar essa medida, o efetivo da NAV Brasil na Torre de Guarulhos passou por treinamento operacional em ambiente simulado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Segundo o controlador Daniel Affonso Rego Ramos, com mais de 25 anos de experiência naquela localidade, esse inédito procedimento de decolagem “poderá ser utilizada em momentos de maior desbalanceamento entre pousos e decolagens, onde as duas pistas poderão ser utilizadas de maneira quase simultânea, para agilizar o fluxo de saídas”.

O aeroporto de Guarulhos é o mais movimentado do Brasil e possui duas pistas paralelas. Em 2024, até o mês de setembro, aconteceram cerca de 216 mil pousos e decolagens naquela localidade.



Ao parabenizar a equipe da NAV Brasil em Guarulhos, o Gerente de Serviços de Navegação Aérea, Makson Rocha Lima, reforça que o novo procedimento está em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais de segurança e gestão de tráfego aéreo, assegurando operações ainda mais seguras e eficientes, e destaca que os profissionais da Torre de Guarulhos passam a contar com mais uma importante ferramenta para manter a excelência na prestação dos serviços de navegação aérea geridos pela NAV Brasil. 


Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: NAV Brasil
Editor-Chefe: Henry Wender

Pular para o conteúdo