Nesta terça-feira (05/11) foi registrado um pico de 38 decolagens por hora, considerado o maior número de decolagens até hoje, já que o anterior era de 36. Esse resultado positivo é fruto do trabalho colaborativo entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), as companhias aéreas e a administração aeroportuária.

Segundo o Coordenador do DECEA no AGILE GRU, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sergio Kebach Martins, desde o início das operações paralelas no aeroporto de Guarulhos, em 31 de outubro, o sistema de pistas 10L e 10R já apresentou resultados significativos de segurança e eficiência logo no primeiro dia.

“Esses números refletem um avanço imediato na fluidez do tráfego, proporcionando economia de combustível e menor emissão de poluentes, beneficiando a operação e a sustentabilidade do aeroporto, principalmente em momentos de alta demanda de decolagens”, pontuou Major Kebach.

De acordo com o levantamento, esses resultados evidenciam o impacto positivo do novo procedimento na otimização das operações de decolagem e na redução dos intervalos entre partidas, especialmente em horários de desbalanceamento. O diferencial da operação é o uso das duas pistas para decolagem ao mesmo tempo, que destaca o ineditismo do Brasil em implementar esse tipo de procedimento.

Para o Gerente da Dependência da NAV Brasil em Guarulhos, Aderlei Nunes de Lima, a operação representa um avanço significativo em termos de eficiência e segurança operacional, tanto para o aeroporto quanto para a prestação dos serviços de navegação aérea como um todo. “Desde a fase de planejamento, foi reconhecida a importância desse aprimoramento para atender à crescente demanda de tráfego aéreo e promover um fluxo mais ágil de decolagens, especialmente nos horários de maior movimento”, afirmou.

Os índices positivos do primeiro dia da operação também foram destacados pelo Diretor Assistente de Operações e Segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Julio César de Souza Pereira. “Esses resultados confirmam as expectativas de uma redução significativa nos intervalos entre decolagens do principal aeroporto brasileiro, que resultará em uma redução importante dos tempos de táxi out e, em consequência, do consumo de combustível e de emissão de CO2”, comemorou.

A NAV Brasil parabeniza os controladores de tráfego aéreo da DNB em Guarulhos pelos índices alcançados.

Clique aqui e saiba mais sobre as novas decolagens paralelas dependentes em Guarulhos.

Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: Lucio Robalinho
Editor-Chefe: Henry Wender

Fonte: DECEA

Pular para o conteúdo