Após o voo, senti mais orgulho da profissão, ainda mais numa data tão simbólica.”


Comandante João Paulo Lucchi,(dir), o Co-piloto Gabriel Manfrinatti (fundo), a tripulação e Renata Rosa (centro)

No último domingo (20), justamente, no Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, a NAV Brasil realizou o primeiro voo de cooperação técnica com a Azul Linhas Aéreas. Entre os tripulantes do voo da Azul, no trecho Campinas-Salvador, estava Renata Rosa, Controladora de Tráfego Aéreo da NAV Brasil, que atua na Torre de Controle de Viracopos (TWR-KP).

Com mais de 20 anos de experiência, Renata iniciou sua carreira como controladora no Comando da Aeronáutica, em 2004, após formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Depois, trabalhou por cinco anos no CINDACTA II, em Curitiba-PR, e, em 2010, deixando a Força Aérea, iniciou sua carreira civil de controladora, onde já atua há mais de 15 anos.

Em entrevista para a Assessoria de Comunicação Social (ACS), ela compartilhou suas impressões sobre o voo.

ACS: Quais aspectos da operação mais chamaram sua atenção?

Renata Rosa: O que mais me impressionou foi a importância dos checklists e dos procedimentos padronizados para garantir que tudo ocorra com segurança. Também observei como os desvios, devido às condições meteorológicas, são conduzidos de maneira extremamente coordenada entre controladores e pilotos. Durante o voo, tivemos que lidar com essas situações e foi interessante ver como a nossa atuação garante a fluidez e a segurança do voo, mesmo em condições adversas.

Além disso, pude observar como os pilotos compreendem e interpretam as instruções dos ATCO ao longo do voo. A experiência de acompanhar as manobras de perto, dentro da aeronave, oferece uma perspectiva muito diferente, se comparada à visão limitada da TWR em Campinas, por exemplo. Nesse contexto, é evidente como o papel dos ATCO é fundamental para guiar, separar e prevenir acidentes, sempre em cooperação com os pilotos.

ACS: Como foi a experiência de participar deste voo de cooperação técnica no cockpit, especialmente em um dia tão simbólico para você?

Renata Rosa: Para mim, foi uma experiência única poder vivenciar de perto como as nossas orientações influenciam diretamente a condução do voo e a interação com os pilotos. Isso reforçou ainda mais o meu orgulho pela profissão. É muito gratificante observar de perto a importância do trabalho do ATCO e como as nossas ações em solo têm um impacto direto na segurança e no sucesso da operação

ACS: Você acredita que essa familiarização com as atividades no cockpit pode trazer benefícios para os controladores de tráfego aéreo?

Renata Rosa: Estar no cockpit proporciona uma visão valiosa de como os pilotos recebem e interpretam nossas instruções ao longo do voo. Isso nos ajuda a entender melhor os desafios que eles enfrentam e como podemos melhorar nossa comunicação e procedimentos. É uma oportunidade de aprendizado que, sem dúvida, contribui para o aprimoramento das nossas operações.

ACS: Você mencionou que já fazia algum tempo desde a última vez que esteve em um cockpit. Como foi revisitar essa experiência após tanto tempo?

Renata Rosa: Sim, fazia mais de 14 anos que eu não participava de um voo no cockpit! Foi uma sensação incrível revisitar essa experiência. Estar lá novamente me fez lembrar da importância do trabalho em equipe e da precisão que todos nós, tanto no ar quanto em solo. Foi um dia marcante, especialmente por ocorrer no Dia do Controlador, reforçando ainda mais o orgulho que sinto pela minha trajetória profissional.

O primeiro voo do Acordo de Cooperação Operacional visando à implementação de um Programa de Voos de Familiarização em Cabines de Pilotagem para Controladores de Tráfego Aéreo não só representou uma oportunidade para o incremento da eficiência da operação, como fortaleceu a parceria entre a NAV Brasil e a Azul Linhas Aéreas, o que muito contribui para o contínuo desenvolvimento da  navegação aérea no País.

Saiba mais sobre o Acordo aqui. 

Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: NAV Brasil
Editor-Chefe: Henry Wender

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