Posteriormente, a ONU instituiu a campanha Maio Amarelo, de âmbito internacional, com o objetivo de orientar a sociedade sobre a importância da segurança viária, visando reduzir o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

O Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito contabiliza, em 2022, 19.927 óbitos em acidentes viários no País. A grande maioria destes envolve motociclistas. Em automóveis, há um elevado índice de casos associados à não utilização do cinto de segurança, tanto pelo motorista, como pelos passageiros do banco traseiro.

Em 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, em 178 países.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45%, e, no banco traseiro, em até 75%.

Obedecer ao limite de velocidade, usar cinto de segurança, não beber se for dirigir, respeitar o pedestre e o ciclista, usar a cadeirinha adequada para crianças e não utilizar o celular enquanto dirige são atitudes que podem tornar o trânsito mais seguro.

Entre nesta campanha e não a deixe terminar em maio! Conscientize-se e divulgue a seus familiares e amigos!

Pular para o conteúdo